ATUALIZAÇÕES DE NOSSA HISTÓRIA
1. DADOS DO MUNICÍPIO DE MERUOCA – CENSO 2010
Total da população 13.693 pessoas
Total de homens 6.874 pessoas
Total de mulheres 6.819 pessoas
Total da população urbana 7.420 pessoas
Total da população rural 6.273 pessoas
Total de domicílios particulares 4.711 domicílios
Total de domicílios particulares ocupados 3.500 domicílios
FONTE: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php
2. EDUCAÇÃO
No ano de 2007 houve a criação do Jornal Informativo do Estudante, esse jornal surgiu com o intuito de destacar e divulgar os fatos marcantes da comunidade escolar José Barbalho do Nascimento, bem como, destacar as produções dos alunos. O jornal também serviu como instrumento de incentivo a leitura e a escrita. Inicialmente as edições do jornal eram mensais, produzido com a coordenação do núcleo gestor e com a cooperação de professores e alunos. Com o tempo a escola encontrou algumas dificuldades para manter o jornal mensalmente, já que era distribuído gratuitamente aos alunos, alguns meses após sua criação o Jornal Informativo do Estudante passou a ter edições bimestrais.
Um dos grandes desafios da educação camilense se deu no inicio do ano de 2008, com a elaboração do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) pelos professores da Escola José Barbalho do Nascimento, foram estipuladas várias metas a serem atingidas na Educação local. O PDE é um Projeto elaborado pela escola seguindo um padrão estabelecido pelo Ministério da Educação, e com a criação e aprovação desse projeto o MEC libera verbas para a escola, de acordo com o número de alunos, a serem gastas nas prioridades apontadas no projeto. Os recursos são pagos somente para a instituição que se enquadra em baixo IDEBE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); o que era nosso caso no ano citado. O baixo índice no desempenho dos alunos da Escola José Barbalho ocorreu nas avaliações externas do ano de 2005 com divulgação dos resultados em 2007. Os recursos recebidos pela escola José Barbalho foram equivalentes a R$ 16.0000,00 (dezesseis mil reais) e com esse valor foram comprados vários materiais como, por exemplo, Jogos pedagógicos, livros, coleções de DVDs Educativos, Data-Show, e vários outros equipamentos usados para dinamizar as aulas. Em 2009 o projeto foi implementado e o Governo Federal liberou recurso no valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais), desta vez a escola comprou equipamentos eletrônicos para instalação de uma FM Recreio, comprou um computador, Construiu rampas para melhorar a acessibilidade, ampliou o cervo bibliográfico e adquiriu vários outros materiais para uso em sala de aula. Com a divulgação dos novos resultados do IDEB em 2009 a direção da Escola José Barbalho recebeu a notícia da superação no desempenho dos alunos, os números do IDEB subiram consideravelmente, os dados recebidos em 2007 mostravam uma pontuação 2,5 para o 9º ano, esse valor aumentou para 4,6 em 2009, outra turma que também conta para o IDEBE é o 5º ano que alcançou pontuação 5,3 em 2009. Ainda falando sobre 2008 pode ser citada a conquista do Laboratório de Informática da Escola, adquirido graças à solicitação do prefeito João Coutinho ao Governo Federal.
Com o ingresso de Antonio Fonteles na prefeitura de Meruoca ocorreu algumas mudanças no meio educacional, a começar pela fachada da escola que ganhou a cor branca com listras vermelha e amarela (foto). Outro dado relevante foi a mudança do núcleo gestor da escola José Barbalho no ano de 2009, provocada pela seleção de gestores municipais, a direção da escola foi assumida por Rosária Cavalcante de Souza e a Coordenação Pedagógica por Maria de Jesus Paiva Araújo. Também em 2009 a escola recebeu o Serviço de Internet GESAC mantido pelo Governo Federal. Ainda em 2009 foi realizada a Conferência da Educação Na escola José Barbalho, essa conferência foi na verdade uma Mini Conferência que antecedeu a Conferencia Municipal e a Conferencia Nacional. Com a conferência da escola foi reunido núcleo gestor, professores, alunos, pais de alunos e representantes da comunidade de Camilos; todos tiveram a oportunidade de opinar e contribuir para a construção do novo Plano da Educação Brasileira.
No ano de 2010 foram aplicados alguns projetos elaborados pela direção da escola e/ou pelos professores, como exemplo pode ser citado: projeto teia de livros, projeto mala da leitura e o projeto a “A Matemática na Cartografia” que foi fechado com e exibição de um vídeo que destacou os trabalhos dos alunos. Deu-se também a implantação do projeto municipal de atividades complementares, onde os alunos participavam de atividades desportivas ou culturais no contra turno, entre essas atividades esteve presente futsal, xadrez e danças. Com relação a obras em 2010: houve a substituição do telhado antigo da escola por um telhado novo.
Veja a seguir um trecho do vídeo apresentado por alunos no projeto “A Matemática na Cartografia”.
fonte:http://nelzin-camilos.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário