Tem as seguintes coordenadas geográficas 3º 31 42" de latitude sul e 40º 19 53" de longitude W. Gr. Tem uma área de 275 km2 e ou 208 km2 Assim distribuída: sede(Meruoca), distritos de Santo Antônio dos Fernandes, Santo Antônio dos Camilos, Palestina do Norte e São Francisco, também compostas por inúmeras localidades menores, tendo inclusive localidades grandes mas, que ainda falta ser elevada a categoria de distrito.
Toda sua área pertencia ao atual município de Sobral, e que teve sua origem na (construção da capela de Nossa Senhora da Conceição) criação de missões religiosas com o intuito de "catequizar " os nativos que eram eles Tapuios da nação dos Tarairiu (rerius) também chamada de ararius e outras semelhanças que vieram da Bahia e se acentaram as margens do Rio Acaraú e em seguida foram expulsos, fugindo para a Serra da Meruoca.
O Decreto nº 2090 de 13 de novembro de 1885 criou o município de Meruoca, com território desmembrado de Sobral, sua instalação ocorreu no dia 24 de janeiro de 1887, o município compunha-se então dos distritos de Meruoca e Floresta, todavia nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1892 a população do município era de 12.171 habitantes aproximadamente. Em 1920, pela Lei nº 1794 de 09 de outubro, o município foi extinto, foi restaurado pelo Decreto nº 206 de 06 de junho de 1931, pertencente à comarca de Sobral, foi mais uma vez suprimido pelo Decreto Estadual nº 193 de 20 de maio de 1931 pertencia a Massapê, teve seu município incorporado a Sobral.
Com o advento da Lei nº 1153, de 22 de novembro de 1951, o município de Meruoca foi restaurado e a ele anexado o distrito de Alcântaras, desmembrando-se de Massapê, ocorrendo a instalação no dia 25 de março de 1955, com posse dos vereadores e prefeito, eleito a 3 de outubro do ano anterior. O topônimo de origem indígena, quer dizer: "Casa das Moscas" de meru, mosca, e oca, casa, em suas antigas origens aqui podia se ver muita mosca e também muitas ocas de nossos primeiros habitantes.
Pode se dizer que a população de Meruoca permanece quase inalterada, um dado que merece destaque é que em 1950 92,90% da população localizava-se na zona rural, extraindo meios de sobrevivência do setor primário(agropecuário) da economia, com essa paralisação no crescimento da população meruoquense, apenas se fez necessário a implantação de alguns engenhos e fabricas de fazer farinha, cuja mão-de-obra obra utilizada era composta pelos negros escravos e pelos nativos. Acredita-se que a Serra da Meruoca era rica em seu solo para o cultivo de cana-de-açúcar e mandioca.
O nome Meruoca faz referencia ao topônimo de origem indígena, quer dizer: "Casa das Moscas" de meru, mosca, e oca, casa. Atual sede do município de "Meruoca", localiza-se a centro-norte do Estado do Ceará na CE-440, limitando-se com Coreaú, Alcântaras, Massapê e Sobral. A sede é composta pelos seguintes bairros: Divino Salvador, Dom Expedito Lopes, Parcifal Barroso e Centro. A sede do município segundo recenseamento de 1950 possuía 803 habitantes(363 homens e 440 mulheres) e contava com uma Igreja(matriz) doze capelas(sendo 08 no município de Meruoca e 04 no município de Alcântaras).
Tendo como principio a memória das primeiras famílias aos mais atuais meruoquenses, constata-se um aparente trajeto do município de Meruoca com um crescimento geográfico, populacional e econômico. Essa pequena cidade que um dia foi pesquisada(1861) e detalhada como sendo, "Povoação pobre, de aspecto triste e miserável, situada numa baixa úmida rodeada de morros altos, passam pelo meio dela dois regatos que nas grandes secas faltam. Consta a povoação de uma praça pequena e irregular, e de duas ruas; a principal, torta e mal povoada de casas, quase todas de palha.
Contamos em toda a povoação 18 casas telhadas, caiadas, ladrilhadas, pequenas e térreas..." Passado mais de um século pode se perceber que ocorreram algumas mudanças significativas, pois vários administradores, vigários por aqui passaram e cada um deles deixou seu legado para a comuna meruoquense, ainda há muito por fazer, haja vista que parte significativa da população continua a viver de forma deprimente, pouco respeito pela população em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário